Cultura e Pessoas

A curiosa monarquia da Malásia

Rei é eleito pelos 9 sultões vitalícios para mandato de cinco anos

Não existe apenas um modelo de monarquia no mundo, mas vários. A mais famosa delas é a da Inglaterra, uma monarquia parlamentarista que abrange os países da chamada Commonwealth, que conta com mais de 20 nações independentes, com governança própria, mas que se submetem à coroa britânica sob a Declaração de Singapura, conjunto de preceitos aos quais os países-membros estão obrigados a seguir.

 

cwlth header
Rainha Elizabeth II discursando em encontro dos países da Commonwealth

Outras nações do mundo seguem algum modelo monárquico de governo, como o grão-ducado de Luxemburgo, os reinos da Holanda e da Espanha, o principado de Mônaco, o Vaticano (o papado é uma monarquia eletiva e os cardeais são os príncipes da Igreja), os reinos do Marrocos e da Arábia Saudita e o Império do Japão. São diferentes modelos que guardam entre apenas a semelhança de terem um monarca no poder. Mas um dos modelos mais curiosos é o da Malásia, país asiático que faz fronteira com a Indonésia, a Tailândia e Cingapura.

Na Malásia, temos uma das poucas monarquias eletivas do mundo, ou seja, o rei (Ou líder supremo, como é chamado pelo povo) não obtem o cargo de maneira hereditária, como estamos acostumados. O Vaticano também adota o modelo eletivo, mas lá o cargo é vitalício, pois o papa segue até a morte, ou até a renúncia, como ocorreu recentemente com Bento XVI. Na Malásia, ao contrário, novas eleições ocorrem a cada cinco anos.

20200113103152891287e
Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI

Porém, antes que você pense que a monarquia malaia é uma república disfarçada, vamos verificar alguns detalhes que inviabilizam essa dedução precipitada.

 

14a Kuala Lumpur Petronas Tower Flickr
Vista panorâmica de Kuala Lumpur, capital da Malásia

Ao contrário do primeiro-ministro, chefe de governo malaio, que é eleito pelo povo, o rei (chefe de Estado) é eleito por um conselho formado por nove sultões, estes sim com cargo vitalício. Cada sultanato é um ente federativo, pois a monarquia malaia é federalista e constitucional. Ou seja, lá existe a separação entre os chefes de governo e de estado na esfera federal, havendo um chefe de Estado vitalício em cada ente da federação.

E aí, gostou do texto? Nos vemos em breve!

Um abraço!

Mostrar mais

Davi "Nana Kofi Adom" Valukas

Davi Valukas é músico, poeta, ensaísta, redator, professor, designer instrucional, especialista em gamificação e embaixador cultural. Representa o Reino Bunyoro Kitara no Brasil, monarquia subnacional localizada em Uganda, na região dos Grandes Lagos, na África Oriental, além de ser membro de diversas organizações socioculturais de diversos países. Atua na interseção entre Cultura, Tradição & Inovação, Tecnologia e Educação. É graduado em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduações lato sensu em Docência dos Ensinos Médio, Técnico e Superior, em Educação Musical e Ensino de Artes e em Semiótica e Análise do Discurso, além de ser pós-graduando em História Cultural. Recebeu alguns prêmios por sua atuação cultural, entre eles a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, e a Comenda das Letras da Ordem do Mérito Histórico-literário Castro Alves, da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil. Nascido em Araraquara-SP, vive desde 2012 em Uberlândia-MG com sua esposa, filha e genro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo