fbpx
LocalNotícias

Praça do Panambi oferece risco às nossas crianças

Por Rafael Ferreira

A Praça José Galhardo conhecida e admirada em Paraguaçu como “Praça do Panambi”, tem este “apelido” por estar localizada justamente no Bairro de mesmo nome, recebe diariamente muitos frequentadores, desde praticantes de atividades físicas como também famílias inteiras para passar momentos de descontração e tranqüilidade.

Mas infelizmente nossa reportagem foi chamada para constatar uma situação inusitada, brinquedos em total estado de deterioração, colocando em risco as inocentes crianças que ali frequentam.

São brinquedos como (Imagens), escorregadores sem corrimão ou qualquer tipo de grade de proteção para apoio, gangorras totalmente desconectadas do suporte de apoio, balanços, trepa-trepa quebrado.

Além das situações dos brinquedos mencionados, existe ainda os equipamentos da Academia ao ar Livre, que estão em total estado de abandono, sem nenhuma manutenção e ou cuidado.

Outro ponto muito preocupante na praça são as caixas de energia localizadas tanto nos postes de iluminação quanto em locais desprovidos de qualquer segurança, estando em sua maioria destampados e ainda encobertos por folhagem seca oriundas das árvores existentes na praça, escondendo por vezes o risco eminente de acidentes elétricos.

Mais fato observado pela reportagem, é a falta de manutenção com a limpeza do local, existindo poucas lixeiras para descarte de lixo, algumas das lixeiras chegam a transbordar de tantos resíduos, inclusive percebe-se a grande quantidade de cacos de vidro existentes no chão, deixando assim as crianças expostas ao risco de acidentes que poderiam ser evitados.

Sendo a Praça do “Panambi” um local multiuso, onde crianças, adolescentes, adultos e idosos requentam é de extrema importância que os responsáveis se orientem com base nas normas da ABNT para playground que prevê todos os materiais utilizados em brinquedos, pisos e outros. Prezando pela segurança das crianças. Uma série de substâncias são proibidas pela norma, a maioria delas usada em tintas e tratamentos de superfície. Além disso, os brinquedos devem ter um bom acabamento, ser de material liso sem lascas, farpas ou rebarbas que possam machucar.

Os parafusos e as roscas salientes nos brinquedos devem ter acabamento de proteção e não podem ter cantos afiados ou agudos. Para garantir a segurança das crianças, os brinquedos não podem ter saliência em posição que ofereça risco.

Outro ponto importante apresentado na ABNT para playground é que os brinquedos devem ficar separados por, no mínimo, 1,3 m de distância, evitando choques durante a brincadeira e garantindo a segurança das crianças.

A ABNT para playground prevê que sejam feitas vistorias diárias no parquinho para detectar pequenos danos e deteriorações que possam colocar a segurança dos pequenos frequentadores do espaço em risco. Essa vistoria pode ser de responsabilidade do zelador ou até mesmo da comunidade que utiliza o local.

A cada seis meses, uma vistoria técnica deve ser realizada para avaliar a estrutura do playground e todos os seus pontos. Por fim, uma vez por ano deve ser realizada, também, uma vistoria com responsabilidade técnica, onde todos os requisitos de segurança da ABNT para playground devem ser verificados.

A NBR 16071 visa a segurança e a prevenção de acidentes em parquinhos infantis. Cumprir com a norma não é apenas um ato de precaução, mas, sim, uma obrigação legal.

Isso porque em caso de descumprimento, a legislação prevê processo civil e criminal aos responsáveis, que podem ser o condomínio e o síndico, administrador da escola ou proprietários e gestores de espaços que contenham playground, seja ele interno ou externo.

*Errata: Nome da Praça – João José Galhardo

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo