fbpx
LocalNotícias

Bióloga de Assis recebe sementes misteriosas da China

A bióloga Ana Paula Gomes recebeu uma encomenda não solicitada da China, sendo que não havia feito nenhum pedido. Dentro de uma embalagem plástica, havia sementes de plantas naturais do Sudeste Asiático, ainda desconhecidas no Brasil. O Ministério da Agricultura informa ter conhecimento de casos semelhantes registrados em 8 estados brasileiros.

Ana Paula acreditou, primeiro, que se tratava de um brinde, pois está acostumada a fazer compras online. Porém, como nunca tinha visto nada semelhante, decidiu pesquisar sobre o assunto, pois estranhou o fato de receber algo sem fazer nenhum pedido.

Por coincidência, Ana Paula é bióloga e reconheceu de imediato que as sementes não eram naturais do Brasil. Também descobriu que outras pessoas por todo o Brasil estavam recebendo pacotes semelhantes e seguiu as recomendações de não plantar nem abrir os pacotes. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Assis, Fábio Nossak, diz que “as sementes precisam ser descartadas de forma correta, não devem ser jogadas no lixo, pois podem chegar ao solo de alguma forma que prejudique o meio ambiente ou a segurança da população”.

Acredita-se que possa ser o caso de uma fraude conhecida como brushing, que é, essencialmente, o envio de encomendas não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. A semente, então, cumpriria a finalidade de não deixar o pacote vazio. Os golpistas fazem cadastros e compram em lojas online como se fossem clientes e utilizam endereços reais de vários países, roubados de bancos de dados. Com a conta falsa, ficam sabendo quando a encomenda foi entregue e fazem uma avaliação positiva de sua própria loja.

Porém, não se descarta a possibilidade de bioterrorismo. Portanto, em caso de se receber pacotes semelhantes, a recomendação é o contato imediato com a autoridade competente.

Fonte: Paraguacity

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo