NacionalNotícias

Africanidade Vibrante nos Blocos Afros do Maranhão

A ancestralidade africana, a resistência e a força da cultura negra são manifestadas de forma vibrante nos Blocos Afros do Maranhão. Essas expressões culturais são uma das atrações principais do Carnaval de São Luís, onde são celebradas todos os anos com grande entusiasmo.

Os Blocos Afros são uma homenagem à estética dos guerreiros das tribos africanas, trazida ao sul do continente ao som dos tambores que ecoavam nas senzalas. Nesta sexta-feira, 14 Blocos Afro irão desfilar pelas ruas do Centro Histórico da capital maranhense, partindo da Praça Deodoro em direção à Praça Nascimento Machado. Os Blocos participantes incluem Abibimã, Africanidade, Akomabu, Aruanda, GDAM, Officina Afro, Filhos do Rei Xangô e muitos outros.

Esses Blocos são guardiões das tradições de matriz africana no Maranhão, manifestando-se em diferentes aspectos da cultura, como religiosidade, música, vestuário, culinária e ações sociais. Alguns integrantes ainda mantêm ligação com outras expressões típicas do estado, como o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula. Entre os mais antigos estão os Blocos Akomabu e Abibimã, fundados em 1984 e 1990, respectivamente. Já o GDAM também é responsável pelo Bloco do Reggae, que completa 20 anos este ano e homenageia as referências do ritmo Jimmy Cliff e Bob Marley.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo