fbpx
OpiniãoSaúde

Bruxismo :o mal do século

Sua principal causa é o stress

Você já acordou com uma dor estranha na mandíbula e nos dentes?

Conhece alguém que range os dentes enquanto dorme?

Certamente, você já ouviu falar ou até passa por uma situação dessas!

Isso nada mais é do que o bruxismo. Essa desordem funcional é caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, e essa pressão contínua pode causar desgastes, amolecimento nos dentes, sensibilidades, exposição da raiz dentária e quebra de restaurações.

Ela tem algumas causas, mas a principal delas é o stress e/ou a ansiedade, cada vez mais comum hoje em dia. Outras causas podem estar relacionadas a “mordida errada”, momentos de dor física, efeitos colaterais de medicações psiquiátricas e falta de dentes. Pode também afetar crianças, sendo comum durante a fase de troca dos dentes.

Desgaste nos dentes

Alguns tratamentos podem ser feitos em consultório para corrigir o problema, mas quando a causa é emocional o tratamento se torna paliativo, como uso de placas para dormir e tratamentos com Botox. Há casos em que a pessoa precisa fazer uso de ansiolíticos para não ranger os dentes.

O perfil mais comum é de uma pessoa tensa, perfeccionista e ansiosa. Muitas vezes, o bruxismo vem acompanhado de enxaquecas constantes, dores na mandíbula, articulações e na nuca. Isso causa um desconforto enorme na pessoa, que fica ainda mais estressada ou irritada.

O importante para o tratamento é a remoção da causa, que geralmente está relacionada ao stress. Algumas dicas são:  evitar alimentos estimulantes, terapia, fazer atividades relaxantes como ioga, meditação, pilates ou outras atividades que goste.

Vamos cuidar com carinho da nossa saúde mental, pra não prejudicarmos nossa saúde física!

A Importância da Saúde Bucal nas UTIs

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo