Local

Câmara homenageia alunos do Grupão por intercâmbio em Lisboa

Em sessão ordinária realizada na segunda-feira, 1º de setembro, a Câmara de Vereadores aprovou uma moção proposta pelo vereador Daniel Faustino, que homenageia os alunos Artur Odorizi, Vinicius Mendonça, Naraya Moura Abreu, Sara Vitória da Silva Oliveira e Sophia Gabrieli da Silva Freitas. A estes estudantes foi concedida a oportunidade de participar de um intercâmbio de 10 dias em Lisboa, Portugal.

A noite de 14 de agosto de 2025 ficou marcada como especial para alunos e professores da escola Coronel Antônio Nogueira (Grupão), bem como para estudantes das escolas Isidoro Baptista (Gep), Maria Angela Batista Dias, Diva Figueiredo da Silveira e Prof. Osório Lemaire de Moraes. Nessa noite, foi realizada a cerimônia de premiação dos participantes do Projeto “Era Uma Vez… Brasil”.

Organizado pela Origem Produções e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com o patrocínio de diversas empresas, variando de acordo com a região. No estado de São Paulo, o projeto recebe o apoio da Rodonaves (Ribeirão Preto, Serrana e Brodowski), da Zilor Energia e Alimentos (Quatá, Paraguaçu Paulista e Areiópolis) e da Lwart Soluções Ambientais, em parceria com a Zilor (Lençóis Paulista e Macatuba).

No ano de 2025, 27 alunos do Grupão participaram do projeto sob a orientação do professor João Paulo Aparecido Leme. Entre os destaques, as alunas Manoela Leite, Ana Lívia Serrano e Valentina Tirri tiveram suas Histórias em Quadrinhos selecionadas para constarem no livro “Quem conta a nossa História”; Beatriz Belo Ferreira viu seu livro publicado, contando a história de Flavio Jorge; e, por fim, Artur e Vinicius conquistaram um intercâmbio de dez dias em Lisboa, Portugal, com todas as despesas custeadas, acompanhados do professor João Paulo.

Destinado a professores de história e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais e estaduais, o projeto aborda, neste ano, o tema “Quem conta nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”. A edição atual conta com a participação de 15 cidades.

O “Era uma Vez…Brasil” é uma iniciativa de arte-educação que busca conhecer e difundir a história do país sob uma perspectiva crítica, promovendo uma contraposição à narrativa histórica eurocêntrica e colonial. Em cada cidade por onde passa, o projeto atua em parceria com lideranças indígenas e quilombolas locais e regionais.

“Os alunos são merecedores do reconhecimento e da homenagem do Município, através desta Câmara Municipal, diante dessa conquista, motivo pelo qual apresentamos essa moção”, afirmou o vereador Daniel Faustino, autor da moção.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo