Cultura e Pessoas

Araraquara terá sua primeira Orquestra Sinfônica Profissional com concerto inaugural em agosto

Evento acontece em 29 de agosto e reunirá 30 músicos da cidade e região, sob regência do maestro Gilmar de Assis

Por Maricy Celebroni, Assessora de Imprensa da Orquestra

Uma nova página da história cultural de Araraquara começa a ser escrita  no próximo dia 29 de agosto, com o primeiro concerto da Orquestra Sinfônica  Profissional da cidade. A apresentação reunirá aproximadamente 30 músicos da  cidade e da região, formando a tradicional disposição sinfônica com naipes de  cordas, madeiras, metais e percussão. O repertório incluirá obras de grandes  compositores como Johann Sebastian Bach, George Friedrich Handel, Ludwig van  Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart e Heitor Villa-Lobos. 

Instituto Cultural Artur Ranzini e parceiros

A iniciativa partiu de um grupo de músicos de Araraquara e o maestro catanduvense Gilmar de Assis que atua há mais de uma década como regente  de orquestras e fundador do Instituto Cultural Artur Ranzini, criado em 2017 em  São José do Rio Preto. Ao longo dos anos, o instituto tem desenvolvido produções orquestrais, inclusive com parceria do governo da Itália. 

Com apoio do Rotary e outras instituições o Instituto desenvolve a formação musical de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.  Inspirado por essa experiência e pela ausência de um grupo sinfônico  profissional na cidade, o maestro deu início ao projeto em Araraquara com o  apoio de músicos e colaboradores locais. 

Orquestra Sinfônica Profissional em Araraquara

Trata-se de um esforço coletivo viabilizado por meio de recursos da  iniciativa privada, patrocínios e venda de ingressos, sem envolvimento direto do  poder público. A expectativa é que, com o fortalecimento do projeto e a ampliação  de apoios, a orquestra possa crescer e oferecer mais oportunidades a músicos  da região. 

“Nosso objetivo é levar música de qualidade à população e criar um  espaço permanente para a arte sinfônica em Araraquara”, destaca Gilmar.  Segundo ele, a meta é ampliar gradualmente o número de integrantes e  consolidar o grupo como referência cultural no interior paulista. 

Serviço

Concerto Inaugural da Orquestra Sinfônica Profissional de Araraquara Local: Auditório Externato Santa Terezinha 

Data: 29 de agosto 

Horário: 20h

Ingressos: Clique aqui! 

Informações à imprensa 

Conecta Comunicação Estratégica 

Maricy Celebroni: (16) 99766-2825 

[email protected]

Orquestra Sinfônica Profissional

Mostrar mais

Davi Samuel Valukas Lopes

Também conhecido como Nana Kofi Adom, é músico saxofonista, poeta, ensaísta, redator, professor e embaixador cultural. Representa o Reino Bunyoro Kitara no Brasil, monarquia subnacional localizada em Uganda, na África, além de ser membro de diversas organizações socioculturais de diversos países. Atua na interseção entre Cultura, Tradição & Inovação, Tecnologia e Educação, sempre com foco em Pessoas. Recebeu alguns prêmios por sua atuação cultural, entre eles a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, e a Comenda das Letras da Ordem do Mérito Histórico-literário Castro Alves, da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo