Acesso a Sensores de Glicose para Crianças com Diabetes Tipo 1

Na vida de muitas famílias, a presença de um filho ou enteado com diabetes tipo 1 pode trazer não apenas desafios, mas também necessidades específicas e urgentes de atenção e apoio. Foi o caso da Senhora Carina Marciano Melo, que recentemente participou da Tribuna Livre em nossa cidade, compartilhando sua experiência pessoal e denunciando as dificuldades enfrentadas por famílias como a dela.
Carina é mãe de Yasmin, uma menina que sofre com diabetes tipo 1, uma condição crônica que exige um acompanhamento médico contínuo para garantir a saúde e a segurança da criança. Nesse contexto, a Senhora Carina ressaltou a importância do uso de sensores de monitoramento de glicose, um recurso essencial para o controle adequado da doença e a prevenção de crises hipoglicêmicas e hiperglicêmicas. Esse dispositivo, segundo especialistas, não é apenas um conforto, mas uma necessidade médica reconhecida, e sua obtenção gratuita pela rede pública de saúde tem sido uma demanda crescente de famílias e associações ligadas à causa do diabetes tipo 1.
Durante seu discurso na Tribuna, Carina Melo buscou apoio da Câmara para a criação de políticas públicas que garantam o fornecimento gratuito de sensores de glicose, promovendo mais dignidade e saúde para as crianças portadoras de diabetes tipo 1. A Senhora Carina destacou que, atualmente, o medidor de glicose ofertado pelo SUS é aquele mais convencional, que exige métodos de monitoramento que podem ser incómodos e dolorosos para as crianças.
O fornecimento de sensores de glicose pelo SUS ainda não é universal e está em discussão em nível federal. Embora alguns estados e municípios já tenham programas específicos para diabéticos tipo 1, o acesso a esses dispositivos ainda é um desafio para muitas famílias. Para ter acesso pelo SUS, é necessário buscar o programa local, apresentar um relatório médico detalhado e, em casos de negativas, é possível recorrer à justiça para garantir o direito.
A luta de Carina Melo e de muitas outras famílias é um chamado à ação para que as autoridades públicas tomem medidas concretas para garantir o acesso gratuito a essenciais sensores de glicose, melhorando a qualidade de vida das crianças portadoras de diabetes tipo 1 e promovendo mais dignidade e saúde para essas famílias.