Operação Conjunta Médio Paranapanema: Combate ao Furto e Roubo de Veículos
Operação prende 12 em Paraguaçu Paulista por tráfico de drogas

A Operação Conjunta Médio Paranapanema, que está ocorrendo na região de Assis entre os dias 3 e 14 de julho, deu mais um passo importante na manhã de hoje, 11 de julho. A partir das 3h da madrugada, teve início uma nova fase da operação, que envolveu o cumprimento de 59 mandados de busca e apreensão, prisões temporárias e preventivas.
Para fortalecer o combate ao furto e roubo de veículos, um total de 300 policiais civis e militares foram deslocados para a região. Esses agentes provêm de diferentes áreas, incluindo Adamantina, Assis, Dracena, Presidente Prudente e Presidente Venceslau. Essa mobilização tem como objetivo frear um fenômeno criminal que tem afetado o cotidiano da população da porção sudoeste do médio Paranapanema paulista.
Em Assis, pelo menos três grupos criminosos estavam agindo. O primeiro grupo, mais estruturado, estava envolvido no furto de camionetes de luxo destinadas ao Paraguai, além do tráfico interestadual de drogas. Essa organização foi desmantelada após uma investigação que durou seis meses e envolveu a Divisão de Investigações Gerais (DIG) de Assis, resultando na identificação de sete pessoas.
O segundo grupo identificado estava focado no furto de veículos populares e camionetes usadas, que eram destinados ao estado do Paraná. Já o terceiro grupo, composto até mesmo por adolescentes, realizava furtos, principalmente de motocicletas, para posterior revenda de peças em pontos clandestinos de Paraguaçu e região. Todos esses grupos estão sendo alvos das ações realizadas hoje, que são resultado de investigações distintas por meio de 15 inquéritos policiais.
De acordo com as investigações, nem todos os integrantes desses grupos têm ligações entre si. No entanto, parte dos veículos furtados tem alguma relação com o tráfico de drogas, que também é um foco importante das ações de hoje, especialmente na cidade de Paraguaçu Paulista.
Os 12 detidos em Paraguaçu Paulista, por tráfico de drogas, estão passando por qualificação e, em seguida, serão enviados para a Cadeia de Pública Lutécia, onde ficarão à disposição da Justiça.
Com base nas representações formuladas pela Polícia Civil e na união de esforços entre policiais civis e militares, a Operação Médio Paranapanema foi deflagrada nesta manhã, nas cidades de Assis, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Maracaí, Tarumã e Lins. Essas ações policiais complementam as atividades já realizadas durante o período da operação médio Paranapanema, que também abrangeram as cidades de Florínea, Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Platina, Palmital e Cruzália.