
O Recife recebe, a partir desta quarta-feira (29), o Encontro Nacional de Agricultura Urbana, que retorna após uma década. Especialistas, agricultores e ativistas de todo o Brasil se congregam para debater como as cidades podem se tornar mais verdes e sustentáveis, cultivando a vida e promovendo bem-estar social e ambiental.
Promovendo um diálogo amplo e engajador, o evento, organizado pelo Coletivo Nacional de Agricultura Urbana, tem como lema: “Cidades que plantam! Agricultura urbana na luta contra a fome e por justiça climática.” A Agricultura Urbana e Periurbana, em sua essência, engloba atividades de produção animal e vegetal, voltadas para subsistência ou comercialização, desenvolvidas nas áreas urbanas e periurbanas.
Estudos realizados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em colaboração com a Fundação Getulio Vargas, destacam os múltiplos benefícios dessa prática. A agricultura urbana contribui para a melhoria da saúde, fortalece a segurança alimentar, gera renda e promove a conservação da biodiversidade, impactando positivamente a vida nas cidades.
Até o dia 2 de agosto, o encontro ocupará a sede da Fiocruz Pernambuco, reunindo mais de 200 participantes de diversas regiões do Brasil. A programação abrange seminários, rodas de conversa, oficinas, visitas a projetos locais, apresentações culturais e a feira agroecológica “Sabores e Saberes das Cidades”, que contará com produtos de diferentes territórios urbanos, proporcionando um espaço de troca de experiências e conhecimentos.
A busca por fortalecer redes de agricultura urbana e agroecologia, além de conectar essas iniciativas às políticas públicas, é uma das metas principais do evento.
Para mais informações sobre o Encontro Nacional de Agricultura Urbana, acesse o Instagram: @enau.agriculturaurbana.