
O Brasil se prepara para mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o Nordeste liderando o número de inscritos. Os nove estados da região totalizam 1.737.789 candidatos, demonstrando a importância do exame para o acesso ao ensino superior na área. A Bahia se destaca como o estado com maior número de participantes.
Seguindo o Nordeste, o Sudeste concentra 1.631.563 inscritos, que também buscam a oportunidade de ingressar no ensino superior. De acordo com o Painel ENEM 2025, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o total de inscrições ultrapassa os 4,8 milhões em todo o país.
A análise do Painel também revela que São Paulo lidera o ranking dos estados com mais candidatos, seguido por Minas Gerais e Bahia. Já os estados com menor número de inscritos são Amapá, Acre e Roraima.
No que se refere à composição dos candidatos, o ENEM 2025 apresenta uma predominância de mulheres, pessoas pardas e jovens. As provas estão programadas para os dias 9 e 16 de novembro, abrangendo quase todo o território nacional.
No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, a aplicação do exame será realizada em datas diferentes, 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.