fbpx
Cultura e Pessoas

A origem do Dia das Mães

Uma das datas comemorativas mais celebradas no Brasil, que trasborda afeto, o Dia das Mães foi oficialmente instituída aqui por Getúlio Vargas, em 1932, e é celebrada no segundo domingo de maio, mediante ao decreto o de nº 21.366, assinado em 5 de maio de 1932.
Mas o primeiro registro de comemoração do Dia das Mães de que se tem conhecimento em nosso país é de 1918, com uma celebração realizada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Acredita-se que a primeira celebração no mundo, ocorreu ainda na década de 1910, nos Estados Unidos, criada por Anna Jarvis para homenagear sua mãe Ann Jarvis, ativista que dedicou sua vida a obras de caridade, em especial durante a Guerra de Secessão. Membro da igreja metodista, Ann dedicou sua vida ao trabalho social, e depois da guerra, Ann participou de ações que buscavam reconciliar as pessoas que lutaram umas contra as outras e juntando-se a mais mães, idealizou o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), ela faleceu em maio de 1905. Algum tempo depois, Anna Jarvis resolveu idealizar uma data para homenagear sua mãe. Mas a criação oficial ocorreu em 1914, por meio do presidente norte-americano Woodrow Wilson.
O Brasil optou por seguir a tradição norte-americana, instituída por Anna Jarvis, já outros países do mundo que também celebram o Dia das Mães, possuem suas próprias datas: Brasil, EUA, Alemanha, Canadá, Tchéquia, Finlãndia, Gana, Gabão, Islândia, Paquistão, Nova Zelândia, e outros comemoram no segundo domingo de maio, a Eslovênia em 25 de março. México, Guatemala e El Salvador no dia 10 de maio, Argentina no terceiro domingo de outubro e a Rússia último domingo de novembro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo