Neste mês de outubro, a região central do Rio de Janeiro está prestes a celebrar um marco importante. A Feira do Lavradio, uma das principais atrações culturais do local, está completando 30 anos de existência. Para comemorar esse momento histórico, a feira preparou uma agenda especial para o próximo sábado, dia 25, com apresentações artísticas gratuitas a partir das 14h.
O palco Isnard Manso, inaugurado ao lado da Praça Emilinha Borba, será o local de muitas atrações. O grupo Dança CCC e o cantor Nando Bonfá são apenas alguns dos artistas que irão se apresentar durante a feira. Além disso, o público terá a oportunidade de participar da roda de samba, além de saborear as delícias gastronômicas oferecidas em circuito inédito.
A Feira do Lavradio foi criada em 1995 por um grupo de empresários do Polo Novo Rio Antigo com o objetivo de revitalizar a região da Lapa. Segundo o diretor do Polo, Plínio Frois, a feira desempenhou um papel fundamental na revitalização da área. “A Lavradio é a primeira rua residencial da cidade, no século 19. Foi moradia de nobres, de poetas, e hoje é conhecida internacionalmente. Com a criação da Feira pelos comerciantes locais, iniciou-se o processo de revitalização, não só da Rua do Lavradio, mas também da Lapa, da Praça Tiradentes, de toda essa região do Centro Histórico do Rio”, explica.
Hoje em dia, a Feira do Lavradio abriga mais de 300 expositores, oferecendo uma variedade de produtos, desde antiguidades e gastronomia até decoração e moda. O evento acontece todos os sábados na Rua do Lavradio, que foi definida em 2021 como Patrimônio Imaterial Cultural do Estado, reconhecendo sua importância histórica.



