
A Fiocruz e a farmacêutica EMS firmaram um acordo estratégico para a produção no Brasil de medicamentos injetáveis, conhecidos como “canetas emagrecedoras”, utilizados no tratamento da diabetes tipo 2 e da obesidade. Inicialmente, a produção será realizada na fábrica da EMS, em São Paulo, enquanto a tecnologia envolvendo as substâncias liraglutida e semaglutida será transferida para o Complexo Tecnológico da Fiocruz, em Farmanguinhos, Rio de Janeiro.
Essa iniciativa marca um importante passo para a Fiocruz em sua expansão para a fabricação de medicamentos injetáveis, abrindo portas para a incorporação de novas formas farmacêuticas e reforçando o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou o acordo em suas redes sociais, destacando a produção e comercialização nacional de um produto brasileiro para o controle de diabetes e obesidade, com a redução de preços para a população.
Além disso, Padilha ressaltou o incentivo da Anvisa para que outras empresas com produtos similares, os peptídeos, registrem seus medicamentos na agência, promovendo a concorrência e a produção nacional. A expectativa é que as “canetas emagrecedoras” sejam incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o tratamento mais acessível.
Em junho, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS iniciou uma consulta pública para receber opiniões da população sobre a inclusão da semaglutida nos serviços públicos de saúde. As contribuições da população serão fundamentais para a elaboração de um parecer da comissão, que recomendará ou não a inclusão do medicamento no SUS.