Reprocessamento dos dados eleitorais realizado nesta sexta-feira (14), pela Justiça Eleitoral de Marília, anulou os 35.006 votos atribuídos ao ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos), no pleito municipal do ano passado.
Medida que altera o placar é resultado dos julgamentos dos registros de 19 candidaturas – vereador e prefeito – protocolados junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), que constavam sub judice.
Apesar da anulação, o reprocessamento do resultado das urnas não altera o quadro e a composição atual de Marília, nem no Poder Executivo, nem no Legislativo – já que o prefeito Daniel Alonso sagrou-se o vencedor da disputa de 2020, ao ser reeleito pelos moradores com 55.060 votos.
Os votos computados para Camarinha estavam sub judice em processo que já tinha transitado em julgado.
Vale lembrar que, no pleito de 15 de novembro do ano passado, o ex-prefeito sequer pôde votar, pois já estava impedido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em ação de improbidade.
A recontagem, que ocorreu de forma online no site do TRE, não passou os votos de Camarinha a Alonso, mas aumenta a porcentagem da vitória, já que o prefeito reeleito passa a ter 74,35% dos votos válidos.
O Marília Notícia entrou em contato com a assessoria de imprensa do ex-prefeito Abelardo Camarinha para um posicionamento em relação à anulação, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.
Fonte: Marília Notícia