Política e Economia

Lula Critica A escalada da violência militar nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou um duro alerta sobre a escalada da violência militar nos Estados Unidos, que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro na Venezuela em 3 de janeiro. Em um artigo publicado no The New York Times, Lula acusou os Estados Unidos de cometer “ações unilaterais” e “incursões neocolonialistas” que ameaçam a ordem multilateral estabelecida desde a Segunda Guerra Mundial.

Para Lula, a política de “medo” e “coerção” dos grandes potências é um caminho perigoso que pode levar a uma “erosão contínua da lei internacional”. O presidente brasileiro defendeu o “pluralismo” e o “histórico pacífico” da América Latina, afirmando que o “diálogo” é o melhor caminho para resolver conflitos. Sem mencionar o regime de Maduro, Lula disse que líderes de qualquer país podem ser responsabilizados por atitudes que enfraqueçam a democracia e os direitos fundamentais.

Lula também escreveu que a soberania e o futuro da Venezuela devem estar nas mãos do seu povo, e que não é legítimo que outro Estado tome para si o direito de fazer justiça. Ele destacou a importância do diálogo entre as nações e defendeu a cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos para resolver os desafios que afligem o hemisfério.

O presidente brasileiro também reforçou o diálogo com a Venezuela, lembrando o apoio do Brasil aos milhares de refugiados venezuelanos acolhidos pelo país. Lula disse que um processo político inclusivo, liderado pelos venezuelanos, é essencial para dar origem a um futuro democrático e sustentável. Ele também citou o “histórico pacífico” da América Latina e defendeu a “pluralidade” da região.

“Acreditamos que a América Latina deve ser uma região próspera, pacífica e plural, e que não devemos ser subsidiários às empreitadas hegemônicas”, disse Lula. “Construir uma região que combine conosco é a única doutrina que nos une”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo