Lula Investe Milhões em Campanha Antinarcotráfico no Rio
O Governo Lula investe R$ 454 mil em anúncios de combate ao narcotráfico no Rio de Janeiro
No contexto da megaoperação contra o crime organizado no Rio de Janeiro, o governo federal gastou uma quantia significativa em anúncios nas redes sociais para divulgar ações de combate ao crime. De acordo com dados de transparência da plataforma Meta, dona do Facebook e Instagram, o governo investiu ao menos R$ 454 mil em anúncios para ampliar o alcance de três publicações oficiais sobre segurança pública nos últimos quatro dias.
Essa ofensiva digital ocorreu entre a quarta-feira (29) e a manhã de sábado (1º), e visa combater a narrativa da direita sobre a condução da segurança pública no país. A estratégia do governo é impulsionar as redes sociais para reduzir gradualmente os investimentos em televisão e redirecionar verbas para o ambiente online.
A avaliação no Planalto é que esse episódio afeta um tema sensível para a gestão petista, criticada pela condução da segurança pública. A exploração por parte de adversários tende a afetar a imagem positiva que Lula vinha acumulando nas últimas semanas.
Entre as três postagens impulsionadas, uma defende a aprovação da PEC da Segurança, e outra afirma que o combate ao crime só é eficaz com “inteligência”, em tom de crítica indireta à operação conduzida pelo governo fluminense.
No vídeo divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o governo afirma que é preciso “atacar o crime na cabeça, mas não de pessoas”, e que “matar criminosos não é a solução”. A peça diz ainda que o crime organizado “destrói famílias, oprime moradores e espalha drogas e violência nas cidades”.
Além disso, o vídeo mais recente divulga o projeto de lei antifacção, enviado pelo presidente ao Congresso na sexta-feira (31), que propõe a criação do crime de “organização criminosa qualificada”, com pena de até 30 anos de prisão.
A ideia é endurecer o combate a facções com estrutura hierárquica e atuação interestadual ou internacional. No mesmo sentido, a PEC da Segurança, apresentada em abril, busca incluir na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), definindo diretrizes obrigatórias para atuação integrada de órgãos federais, estaduais e municipais.
O texto está atualmente em análise na Comissão Especial da Câmara e deve chegar ao plenário até o fim do ano.
A estratégia do governo é intensificar a aposta digital desde o início do ano, correndo atrás da hegemonia da direita nas redes. A administração federal ampliou de forma expressiva os gastos com publicidade na internet, especialmente nas plataformas da Facebook, Instagram e WhatsApp.
Nos últimos meses de 2025, a administração federal gastou R$ 69 milhões em publicidade online, um aumento de 110% em relação ao mesmo período de 2024. Além das campanhas institucionais, a Secom tem apostado na contratação de influenciadores digitais para ampliar o alcance das mensagens oficiais e atingir segmentos que não consomem mídia tradicional.



