Proteína detectada no sangue pode indicar evolução e gravidade da Covid-19
Molécula encontrada no sangue pode ser um "termômetro" para orientar a conduta de profissionais da saúde

Uma proteína encontrada no sangue de portadores de Covid-19 pode ser um “termômetro biológico”, um indicador da gravidade da inflamação provocada pela doença. O achado foi divulgado na plataforma medRxiv, mas ainda não passou pelo processo de revisão por pares.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) descobriram que o acompanhamento dos níveis da proteína sTREM-1 já nos primeiros sintomas da Covid-19 auxiliaria na tomada de decisão das equipes de saúde, servindo também como uma forma de prever a evolução e a gravidade da doença.
“Existe uma variação muito grande na resposta inflamatória dos pacientes ao SARS-CoV-2 e ainda não se sabe exatamente por quê. No entanto, acreditamos que o monitoramento dessa proteína, que pode ser realizado por meio de exames simples [teste imunoenzimático], auxilie no tratamento dos doentes”, diz Carlos Sorgi, professor do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Ao acompanhar essas taxas, a decisão da equipe de saúde é amparada por um marcador biológico, cujo aumento está relacionado com o agravamento da doença.
Fonte: Portal Terra