NacionalNotícias

Carnaval de Olinda: Prévias contagiante até 2026

O espírito carnavalesco contagia Pernambuco e, quem sabe, todo o Brasil, já em setembro. Olinda, cidade Patrimônio Cultural da UNESCO, abre as portas para as prévias carnavalescas neste fim de semana, prometendo uma explosão de ritmos e alegria que se estenderá até o Carnaval de 2026.

A programação oficial começa hoje, dia 5, com o ensaio da Orquestra do Maestro Oséas no Grêmio Musical Henrique Dias, na tradicional rua Treze de Maio, às 19h.

Amanhã, o sábado, a festa se intensifica com uma oficina do Grupo Percussivo Baquetando, às 15h, na rua da Guia, seguida por uma prévia do Brincantes das Ladeiras na Praça Laura Nigro, às 16h, com oficina de frevo.

Domingo, dia 7, as ladeiras de Olinda serão palco de pelo menos quatro cortejos. O Sombatuki, que mistura axé ao ritmo do frevo, se concentra na Ladeira da Misericórdia, às 15h. No mesmo horário, o Pernambucarte anima a Praça do Carmo. Às 16h, a Bateria Cabulosa invade a rua em frente à Prefeitura. Por fim, às 16h30, a Pitombeira dos Quatro Cantos inicia seu cortejo pelas ruas, saindo da sede da agremiação.

Outros sete grupos de carnaval realizarão ensaios no domingo, alguns em suas sedes e outros nos pontos de saída dos seus cortejos, como o Samba Soul Delas, a Fábrica de Samba e o Batuques de Pernambuco.

Para acompanhar a programação completa das prévias, basta acessar o Instagram @carnavaldeolindaoficial.

A secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Marília Banholzer, lembra que os grupos de carnaval devem se cadastrar no site cultura.olinda.gov.br com pelo menos 15 dias de antecedência para que a Prefeitura possa organizar o evento e garantir a segurança e o conforto dos foliões.

“Entre no site da Cultura e cadastre o evento com pelo menos 15 dias de antecedência para que a gestão municipal possa se organizar, planejar esse evento e garantir que esse momento de prévias seja agradável para o folião e para o fazedor de cultura também. Com essas informações, conseguimos organizar o trânsito, a limpeza urbana, o controle urbano e também a questão da segurança,” explica a secretária.

A Prefeitura de Olinda, em parceria com diversas secretarias, já reuniu o Comitê Gestor de Carnaval para definir as medidas de segurança para as prévias, que incluem restrição de tráfego em horários e locais específicos, controle de ambulantes cadastrados, equipes de segurança atuando das 15h às 1h da madrugada, pontos de videomonitoramento e guarnição específica no Alto da Sé, além de controle da venda de vasilhames de vidro e pontos de troca de garrafas por descartáveis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo