RegiãoSegurança Pública

Polícia Civil Deflagra Segunda Fase da Operação Oryza em Três Estados Para Combater Tráfico de Drogas

Desdobramento de investigação de homicídio em Presidente Prudente mira associação criminosa com fornecedores no Mato Grosso do Sul e Paraná e atuação em cidades como Quatá

A Polícia Civil de São Paulo, por meio da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de DEINTER 8, deu início à segunda fase da Operação “Oryza” na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto. A ação, que cumpre 11 mandados de busca e apreensão em três estados, é um aprofundamento de uma investigação de homicídio e revela o envolvimento de uma associação criminosa com o tráfico interestadual de entorpecentes, com ramificações na região, incluindo Quatá.

A Operação Oryza teve sua primeira fase deflagrada em outubro de 2024, com o objetivo inicial de esclarecer um homicídio doloso ocorrido em 29 de setembro do mesmo ano, que vitimou M.N.S., de 33 anos. As investigações iniciais concluíram que o crime foi cometido com extrema crueldade e motivado por futilidade, após a vítima se envolver em uma discussão durante uma festa e desferir tapas em um familiar de I.B.O., o mandante do crime. O mandante foi identificado como integrante do crime organizado com atuação no bairro KM7. A execução da vítima, que incluiu disparos de arma de fogo, pauladas e golpes de faca, demonstrou a brutalidade da ação.

A análise minuciosa de materiais apreendidos na primeira fase da operação permitiu à Polícia Civil aprofundar a investigação. A partir desses elementos, foi possível revelar o envolvimento do grupo criminoso com o tráfico de drogas, além de individualizar a conduta de cada um dos integrantes da associação. A investigação identificou que os fornecedores de entorpecentes do grupo estão localizados em regiões de fronteira, nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. A polícia também descobriu que o principal investigado mantinha pontos de venda de drogas nas cidades de Presidente Prudente, Dracena e Quatá.

Nesta segunda fase, a Operação Oryza cumpriu mandados de busca e apreensão em um total de sete cidades, em três estados: Marechal Cândido Rondon (PR), Maringá (PR), Ponta Porã (MS), Presidente Prudente (SP), Álvares Machado (SP), Dracena (SP) e Quatá (SP). Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante delito: uma em Dracena e outra em Marechal Cândido Rondon, no Paraná. Com os detidos, a polícia apreendeu porções de maconha, balança de precisão e outros petrechos utilizados para o tráfico de drogas.

Fonte
Deinter8
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo