Local
Policiais Civis de Paraguaçu desmantelam quadrilha de golpistas
Policiais Civis de Paraguaçu Paulista, com o apoio do Departamento de Investigações Criminais de Araçatuba, desmantelaram as ações de uma quadrilha de golpistas que atuavam na região.
A quadrilha realizava seus crimes por meio de aplicativos de mensagens na transação envolvendo compra e venda de veículos e, após investigações a polícia culminou a operação com a prisão dos envolvidos na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, em Birigui.
Depois de executados os mandados de busca e apreensão, foram apreendidos telefones celulares, chips, cadernos com as anotações dos crimes e um cheque no valor de R$ 10 mil reais.
Segundo o delegado João Fernando Pauka Rodrigues, responsável pela operação, os meliantes se identificavam como políticos na região de Presidente Prudente e intermediavam uma possível compra de um veículo na agência, envolvendo uma terceira pessoa de boa fé que era comunicada de que o veículo estava a venda por preço abaixo do mercado. Os interessados de boa fé confirmavam o contato do suposto “político” com a concessionária e se interessava pelo veículo, efetuando o pagamento, ou parte dele, do veículo para retirá-lo na agência, quando, ao chegar na loja, era informado de que o pagamento não havia sido confirmado na empresa. Eles, os golpistas, já haviam envolvido duas concessionárias de veículos em seus crimes usando as redes de mensagens.
Os mesmos foram detidos por estelionato qualificado, mediante fraude eletrônica. O estelionato comum tem pena de 1 a 5 anos de reclusão e pune quem pratica golpes para tentar obter vantagens. No início desse ano foi aprovada medida oficial que aumenta em 1/3 a pena para o estelionato majorado, que é o golpe aplicado utilizando-se de celulares ou outros aparelhos similares.