fbpx
LocalNotícias

Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista promove alterações na coleta de resíduos domiciliares

Todos os setores da área urbana estão recebendo a coleta no sistema porta a porta.

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Meio Ambiente, anunciou mudanças no sistema de coleta de resíduos domiciliares. A partir de agora, todos os setores da área urbana receberão a coleta no sistema porta a porta, com o objetivo de acabar com a prática ilegal de amontoar resíduos nas vias públicas.

Nova regulamentação para a coleta de resíduos

Após diálogo com as equipes de coleta, os coletores concordaram em acatar as determinações da Lei 230/2018, que proíbem a prática da amontoa por coletores e munícipes. Com essa nova regulamentação, os coletores passaram a fazer a coleta de porta em porta em todos os setores da área urbana.

Problemas com a prática ilegal de descarte de resíduos

Apesar das mudanças no sistema de coleta, uma parte da população ainda insiste em continuar com a prática ilegal de descartar seus resíduos em calçadas ou terrenos que não sejam defronte à sua residência. Além disso, a prática de pendurar os resíduos em árvores, muros ou grades de portão é irregular e perigosa, contribuindo para a ocorrência de acidentes com os coletores.

Reflexo das mudanças no sistema de coleta

Segundo o Dr. Camilo Plácido Vieira, diretor do Departamento de Meio Ambiente, já é possível notar o reflexo das mudanças no sistema de coleta com o fim da amontoa dos resíduos nas vias públicas. As equipes de coleta estão de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo, cumprindo as determinações da Lei 230/2018.

Ações simples que fazem a diferença

Para manter a cidade limpa e higienizada, a população também precisa fazer a sua parte adotando ações simples, como observar as condições de armazenamento e pesagens dos sacos de lixo e colocá-los na lixeira nos dias programados para a coleta no bairro. É importante não utilizar ganchos, pregos ou grades de portão para pendurar os sacos de lixo.

Responsabilidade da população

Manter a cidade limpa é uma obrigação de todos, principalmente da população, que é a responsável direta pela geração de resíduos. A nova regulamentação para a coleta de resíduos em Paraguaçu Paulista visa conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa e higienizada.

Com a colaboração de todos, será possível manter a cidade mais limpa e agradável para todos os cidadãos.

Conclusão

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista está comprometida em promover ações que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e do meio ambiente. A nova regulamentação para a coleta de resíduos domiciliares é uma das iniciativas que buscam conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa e higienizada.

Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo