fbpx
Local

Pressão popular de pais e professores começa a surtir efeito na segurança das escolas de Paraguaçu Paulista

Desde a realização de uma manifestação em frente à prefeitura municipal de Paraguaçu Paulista por um grupo de pais, mães e professores preocupados com a segurança pública dos alunos que frequentam a rede municipal de ensino, a prefeitura vem reforçando ações para ampliar a sensação de segurança nas escolas.

No dia 12 de abril de 2023, a manifestação foi realizada devido à falta de resposta do poder executivo municipal aos vereadores que tentaram obter informações sobre a segurança nas escolas no dia anterior. Desde então, grupos de manifestantes se reuniram nas últimas semanas para pedir por mais segurança nas escolas.

No dia 13 de abril de 2023, representantes de pais e mães de alunos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista se reuniram na prefeitura municipal para discutir a segurança nas escolas. A comissão, formada pelos pais e mães, ouviu dos representantes da Polícia Militar e da prefeitura que a situação estava sob controle e que era preciso acalmar os ânimos.

Entretanto, na tarde desta terça-feira, dia 18 de abril de 2023, o vice-prefeito de Paraguaçu Paulista, Dr. Max Henklain Magnavita Nogueira, demonstrou seu apoio ao grupo de pais e professores que lutam por mais segurança nas escolas públicas do município. Durante a reunião, que contou com a presença dos membros da comissão organizadora, o vice-prefeito apresentou um requerimento que redigiu solicitando a contratação de segurança para as escolas.

Como iniciativas e soluções para fortalecer a prevenção, o Executivo, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal ajustaram procedimentos e o patrulhamento nas 36 escolas que compõem o sistema de ensino local (24 unidades municipais, 4 estaduais e 6 privadas) foi intensificado.

As rondas preventivas acontecem no horário de funcionamento das escolas e os vigias conversam com diretores, funcionários e alunos, cooperando para a harmonia, inibindo ações criminosas e proporcionando uma maior sensação de segurança a todos. Além disso, a prefeitura instalou o “botão de alerta” que permite a ligação direta entre a escola e a Central de Monitoramento de Imagens em caso de emergências.

As melhorias se somam a revisões de rotinas e outras ações já praticadas na rede de ensino para o enfrentamento da violência no ambiente escolar e a manutenção de um espaço saudável de aprendizagem, promovendo a comunicação não violenta, a cultura da paz, o diálogo, a mediação de conflitos, o respeito e a diversidade.

Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo