Política e Economia

Primeira-dama Janja organiza coquetel em Belém, mas falta comparecimento de chefes de Estado

Na noite da quinta-feira (6), a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, organizou um coquetel para chefes de Estado em Belém, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30). O objetivo principal da reunião era buscar investimentos para o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa arrecadar R$ 125 bilhões para devolver aos investidores com lucro no futuro.

O evento, porém, não alcançou a adesão esperada. O coquetel começou duas horas atrasado, e apenas o presidente do Chile, Gabriel Boric, teria comparecido, segundo informações iniciais. No entanto, a Band afirma que teve acesso ao local e que Boric não estava presente. Alguns dos chefes de Estado esperados compartilharam suas razões para não comparecerem ao evento. Eles estavam cansados dos eventos realizados durante o dia e resolveram não ir ao coquetel.

Apesar do baixo comparecimento, o salão foi preenchido por nomes do Partido dos Trabalhadores, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Além disso, participaram o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antônio Amaro.

O presidente Lula (PT) esteve presente, mas ele e Janja desistiram do evento após meia hora, devido ao esvaziamento. O principal objetivo de Lula e Janja era buscar investimentos para o TFFF, mas o evento reuniu apenas líderes sem poder de investimento, como o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

O coquetel foi organizado com uma atmosfera aconchegante, com luzes em azul e violeta, além de telões com imagens de ribeirinhos, da floresta amazônica e de elementos da cultura paraense. Foram servidos oito tipos diferentes de drinque, além de peixes típicos da Amazônia. A COP 30 começa oficialmente nesta segunda-feira (10), com a chamada “pré-cop” reuniendo os líderes para painéis temáticos sobre a preservação do meio ambiente. Lula aproveitou o evento preparatório para declarar oficialmente lançado o TFFF, mas agora o desafio é obter financiamento para a ideia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo