
A expectativa para o envio dos planos de aplicação dos recursos do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi ampliada. O prazo que inicialmente expirava neste domingo, 31 de julho, foi prorrogado para 19 de setembro. Essa decisão atende a solicitações de diversos fóruns e associações do setor cultural, como a Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
Para receber os recursos do 2º ciclo da Aldir Blanc, os entes federativos – estados, Distrito Federal e municípios – precisam cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é a execução mínima de 60% dos recursos provenientes do 1º ciclo da política. Além disso, é essencial elaborar o plano de aplicação com a participação da sociedade civil e registrar os documentos na plataforma CultBR.
A prorrogação do prazo oferece uma oportunidade para que gestores que enfrentaram dificuldades na elaboração dos planos possam se adaptar às exigências com mais tranquilidade e segurança.