
O Rio de Janeiro se transforma em palco para a mobilização climática, abrindo as portas para a Rio Climate Action Week, um evento crucial a três meses da COP 30. A Semana do Clima, que se estende até o dia 29 de agosto, acolhe mais de 200 eventos e reúne um mosaico de participantes: do setor público e privado à sociedade civil. O objetivo comum: discutir soluções eficazes para os desafios climáticos.
Inspirada em iniciativas internacionais de sucesso, a Rio Climate Action Week tem a missão de promover a implementação de melhorias concretas, fortalecer alianças estratégicas e dar voz a aqueles que lutam diariamente por justiça climática e desenvolvimento sustentável. A expectativa é que o evento gere um impulso significativo para o sucesso da COP 30, que acontecerá em novembro em Belém, Pará.
A programação inaugural, marcada para o dia 23, teve início com uma aula prática de prevenção, salvamento e primeiros socorros em caso de afogamento na Praia de Copacabana. À tarde, o Santuário Cristo Redentor abrigará a Missa de Abertura da Semana do Clima. No dia 24, domingo, o evento prosseguirá com outra missa na Catedral Metropolitana e uma série de atividades ao ar livre: trilhas ecológicas, caminhadas e desafios esportivos. A semana será repleta de mesas de debates, oficinas e momentos de interação.
A cerimônia oficial de abertura da Rio Climate Action Week acontecerá na segunda-feira, dia 25, às 10h, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro.