
A partir de segunda-feira (4), o Rio de Janeiro amplia o acesso à vacina contra o HPV para jovens entre 15 e 19 anos. O objetivo ambicioso é imunizar 90% dos adolescentes dessa faixa etária que ainda não foram vacinados até o fim do ano.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destaca a importância de manter a vacinação em dia, enfatizando que a medida visa alcançar cerca de 520 mil jovens e adultos que ainda não se imunizaram contra o vírus. “Ampliamos a vacinação para 15 a 19 anos para alcançar esse grande volume de adolescentes e adultos que não estão vacinados. Busquem, a vacina é gratuita no SUS, é segura e salva vidas”, afirma.
A vacina contra o HPV já está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, sendo parte do calendário nacional de vacinação.
O Papilomavírus Humano (HPV) é um vírus bastante comum, transmitido principalmente por contato sexual e capaz de causar verrugas genitais. Além disso, o HPV está associado a diversos tipos de câncer, incluindo o de colo de útero. A vacinação é considerada uma das principais ferramentas de prevenção contra a doença.
Para receber a vacina, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde munido de um documento oficial com foto e da carteira de vacinação.