
A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde e da Vigilância em Saúde, está promovendo uma série de ações durante a Semana de Mobilização Social para Combate às Arboviroses, que ocorre em todo o Estado de São Paulo entre os dias 20 e 25 de março. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
O Diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, destaca a necessidade de que todos estejam atentos e se engajem na luta contra as arboviroses. “A dengue está à porta e precisamos agir rapidamente. Nossa equipe está nas ruas, fazendo visitas, orientando a população, eliminando criadouros e trabalhando de forma focal. No entanto, é preciso que cada morador faça a sua parte. Essa é uma luta de todos”, ressalta.
Com a intensificação das chuvas e o aumento da temperatura, a proliferação do mosquito Aedes aegypti pode se tornar ainda mais preocupante. Por isso, a população precisa estar atenta e tomar medidas preventivas, tais como eliminar pratos de plantas que acumulam água, manter a caixa d’água fechada e limpa, descartar pneus em locais autorizados, retirar objetos que acumulam água dos quintais e manter materiais recicláveis em sacos fechados e em locais cobertos.
Caso apresente sinais e sintomas de dengue, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Não deixe de fazer a sua parte na luta contra as arboviroses.