NacionalNotícias

Semana Mundial do Aleitamento Materno: Saúde, Planeta e Apoio Sustentável

A Semana Mundial do Aleitamento Materno está em pleno andamento, celebrando a importância desse ato fundamental para a vida e saúde das crianças. Iniciativa da Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, a Semana, há mais de três décadas, promove a amamentação e incentiva a criação de bancos de leite materno.

Sob o lema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a edição de 2025 do Agosto Dourado busca reforçar a mensagem de que a amamentação, por si só, é uma escolha sustentável e amigável ao meio ambiente. Essa prática evita os impactos negativos causados pela alimentação artificial, promovendo o cuidado com a vida e o planeta.

O leite materno é reconhecido como a melhor fonte de nutrição para os bebês, sendo uma forma econômica e eficiente de proteger a saúde infantil e reduzir as taxas de mortalidade. O Ministério da Saúde aponta que a amamentação diminui em até 13% as mortes de crianças menores de cinco anos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a oferta exclusiva de leite materno nos seis primeiros meses de vida, seguindo com a introdução de outros alimentos até os dois anos de idade.

Essa recomendação se justifica pelos inúmeros benefícios da amamentação, que protegem a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, a amamentação reduz o risco de desenvolver problemas de saúde na vida adulta, como hipertensão, obesidade e aumento de colesterol.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo