
A cidade de Serrana, localizada no interior do estado de São Paulo, com cerca de 45.107 habitantes, foi escolhida pelo Instituto Butantan, devido ao alto índice de contágio pela doença, para avaliar a efetividade e resultados da vacinação em massa com a CoronaVac na população adulta, com relação ao número de óbitos e infecções pela covid-19 após a imunização.
A imunização de toda a população adulta do município, fez os casos sintomáticos de covid-19 caírem 80%, as internações, 86%, e as mortes, em 95% após a segunda vacinação do último grupo.
A redução foi constatada por meio da comparação dos dados desde o início do projeto até completar a vacinação de todos os grupos com o restante do trimestre avaliado (fevereiro, março e abril de 2021).
Os resultados também mostraram que a vacinação protege tanto os adultos que receberam as 2 doses do imunizante, quanto as crianças e adolescentes com menos de 18 anos, que não foram vacinados, explica o diretor do estudo e de ensaios clínicos do Instituto Butantan, Ricardo Palacios. “A redução de casos em pessoas que não receberam a vacina indica a queda da circulação do vírus. Isso reforça a vacinação como uma medida de saúde pública, e não somente individual”.
A pesquisa desenvolvida pelo Instituto Butantan foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e avaliada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O estudo foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Serrana.
Com informações do Correio Braziliense.