Ancorado no Maranhão, o navio MV Shandong Da Zhi, que veio da África do Sul, da Cidade de Cabo, foi colocado em quarentena pela Anvisa no último sábado (15), após um tripulante indiano de 54 anos, ter testado positivo para Covid-19, através de um exame RT-PCR.
O paciente começou a ter sintomas no dia 4 de maio, mas só foi removido do navio no dia 13 por um helicóptero, e levado direto a um hospital da rede privada em São Luís.
A tripulação, total de 24 pessoas, foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais na embarcação. Os exames mostraram 21 pessoas assintomáticas e 2 pessoas sintomáticas. O navio permanece em alto mar, na área de fundeio, e não chegou a atracar no porto, em São Luís.
As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, onde ocorrerá o sequenciamento genômico para se detectar qual é tipo de variante do Novo Corona Vírus, visto que a variante indiana tem maior capacidade de transmissão e exige uma atenção redobrada.
Nesta semana, o governo do presidente Jair Bolsonaro proibiu voos internacionais com origem ou passagem pela Índia, devido a novos recordes nos números de casos e mortes por Covid-19, também há restrições da mesma natureza relativa a voos do Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul.
Duas notas foram emitidas pela Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Maranhão, e pode-se acompanhar o caso clicando aqui.