Trump Anuncia Medidas Contra Violência em Washington D.C. e Ameaça Controlar Capital

O presidente americano, Donald Trump, anunciou que vai divulgar medidas para combater a violência em Washington D.C. na segunda-feira (11). A capital está passando por um momento delicado com um índice de assassinatos de 41 por cada 100 mil habitantes. Esse número é superior ao do Rio de Janeiro, que registra 24,3 assassinatos por cada 100 mil pessoas.
A decisão de Trump surge após o envio de agentes federais para Washington no sábado (9). Ele também tem ameaçado assumir o controle federal da cidade, que deixou de ser administrada pelo Congresso em 1973, após quase dois séculos sob sua jurisdição.
Em sua rede social “Truth Social”, Trump afirmou que haverá uma coletiva de imprensa na Casa Branca na segunda-feira para “deter a violência em Washington D.C.”. Segundo o presidente, a capital americana se transformou em uma das cidades mais perigosas do mundo, mas garantiu que “em breve será uma das mais seguras!”.
Essa declaração se dá após um ex-funcionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) ter sido vítima de uma tentativa de roubo de carro.
A postura de Trump sobre a segurança em Washington gerou polêmica nos Estados Unidos. O vice-presidente JD Vance compartilhou um gráfico que demonstra um índice de assassinatos de 41 por cada 100 mil habitantes em Washington, superior a capitais de países como Brasil, México, Peru e Cuba.
Por outro lado, os democratas contestam a narrativa de violência na cidade. Dados da Polícia Metropolitana apontam que crimes violentos diminuíram 26% este ano, com queda de 12% nos homicídios e 20% nos assaltos com armas.
O congressista federal democrata Mark DeSaulnier criticou a ameaça de intervenção federal, afirmando em sua rede social X que “ameaçar que o governo federal tome o controle de Washington D.C. é absurdo e perigoso”. O jornal “Washington Post”, em um editorial publicado no sábado (9), também argumentou que a proposta de intervenção federal não seria um modelo sustentável para tornar a capital mais segura.