Cultura e Pessoas

A curiosa monarquia da Malásia

Rei é eleito pelos 9 sultões vitalícios para mandato de cinco anos

Não existe apenas um modelo de monarquia no mundo, mas vários. A mais famosa delas é a da Inglaterra, uma monarquia parlamentarista que abrange os países da chamada Commonwealth, que conta com mais de 20 nações independentes, com governança própria, mas que se submetem à coroa britânica sob a Declaração de Singapura, conjunto de preceitos aos quais os países-membros estão obrigados a seguir.

 

cwlth header
Rainha Elizabeth II discursando em encontro dos países da Commonwealth

Outras nações do mundo seguem algum modelo monárquico de governo, como o grão-ducado de Luxemburgo, os reinos da Holanda e da Espanha, o principado de Mônaco, o Vaticano (o papado é uma monarquia eletiva e os cardeais são os príncipes da Igreja), os reinos do Marrocos e da Arábia Saudita e o Império do Japão. São diferentes modelos que guardam entre apenas a semelhança de terem um monarca no poder. Mas um dos modelos mais curiosos é o da Malásia, país asiático que faz fronteira com a Indonésia, a Tailândia e Cingapura.

Na Malásia, temos uma das poucas monarquias eletivas do mundo, ou seja, o rei (Ou líder supremo, como é chamado pelo povo) não obtem o cargo de maneira hereditária, como estamos acostumados. O Vaticano também adota o modelo eletivo, mas lá o cargo é vitalício, pois o papa segue até a morte, ou até a renúncia, como ocorreu recentemente com Bento XVI. Na Malásia, ao contrário, novas eleições ocorrem a cada cinco anos.

20200113103152891287e
Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI

Porém, antes que você pense que a monarquia malaia é uma república disfarçada, vamos verificar alguns detalhes que inviabilizam essa dedução precipitada.

 

14a Kuala Lumpur Petronas Tower Flickr
Vista panorâmica de Kuala Lumpur, capital da Malásia

Ao contrário do primeiro-ministro, chefe de governo malaio, que é eleito pelo povo, o rei (chefe de Estado) é eleito por um conselho formado por nove sultões, estes sim com cargo vitalício. Cada sultanato é um ente federativo, pois a monarquia malaia é federalista e constitucional. Ou seja, lá existe a separação entre os chefes de governo e de estado na esfera federal, havendo um chefe de Estado vitalício em cada ente da federação.

E aí, gostou do texto? Nos vemos em breve!

Um abraço!

Mostrar mais

Davi Samuel Valukas Lopes

Também conhecido como Nana Kofi Adom, é músico saxofonista, poeta, ensaísta, redator, professor e embaixador cultural. Representa o Reino Bunyoro Kitara no Brasil, monarquia subnacional localizada em Uganda, na África, além de ser membro de diversas organizações socioculturais de diversos países. Atua na interseção entre Cultura, Tradição & Inovação, Tecnologia e Educação, sempre com foco em Pessoas. Recebeu alguns prêmios por sua atuação cultural, entre eles a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, e a Comenda das Letras da Ordem do Mérito Histórico-literário Castro Alves, da Confederação de Ciências, Letras e Artes do Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo