Mundo

IA Diella assume supervisão de licitações públicas na Albânia

O primeiro-ministro albanês, Edi Rama, surpreendeu a todos ao anunciar a ” nomeação” de um bot de inteligência artificial para o seu gabinete.

Diella, como é chamado o bot, terá a responsabilidade de gerenciar as licitações públicas, um processo que tem sido um grande desafio para a administração pública albanesa devido a questões políticas e à corrupção existente no sistema. Em seu discurso de apresentação do novo gabinete, o premiê afirmou que Diella é o primeiro membro virtual do governo, criado por IA. Segundo Rama, a ferramenta será fundamental para tornar as licitações públicas albanesas completamente livres de corrupção.

Diella foi lançada no início do ano em caráter experimental, atuando como assistente virtual no site do governo. A IA auxiliava os usuários na navegação da plataforma para que pudessem acessar documentos digitais.

A iniciativa da Albânia de integrar um bot de IA ao governo faz parte de uma estratégia para que o país seja aceito na União Europeia (UE) até 2030. A ferramenta visa modernizar o sistema público e aumentar a transparência em seus processos.

Diella foi programada com características femininas, vestindo trajes típicos albaneses. Essa escolha busca criar uma conexão mais próxima com os cidadãos que interagem com o bot para obter serviços digitais do governo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo