É comum o paciente ir ao consultório odontológico com o argumento de ter os dentes “frágeis” por ter tomado muito antibiótico quando pequeno. Mas qual a relação entre antibióticos e a saúde bucal?
Na verdade, o antibiótico não causa cárie ou enfraquece os dentes. O que ocorre é que eles têm açúcar em sua composição para que a criança aceite melhor tomar a medicação, que é o principal “vilão” causador da cárie, assim como qualquer outro alimento rico em açúcar. Logo, o que causa a cárie e outras doenças como gengivite (inflamação na gengiva) é a falta de higiene bucal após a administração do medicamento, somada a má alimentação. Isso acaba sendo, muito comum na infância, pois algumas crianças já não gostam de escovar os dentes, e quando estão doentes fica ainda mais difícil, até mesmo porque temos que acordá-las para tomar o remédio.
O grupo de antibióticos que pode alterar os dentes em desenvolvimento com relação a coloração é a tetraciclina. Por isso ela é contra indicada em qualquer período da gestação, lactação e para crianças abaixo de 8 anos.
Crianças com infecções crônicas, que necessitam ingerir antibióticos com frequência, devem ter um maior controle da higiene pelos pais para que sua saúde bucal não seja prejudicada.