Mundo

Argentina Declara Cartel de Los Soles Organização Terrorista

A Argentina tomou uma decisão firme contra o crime organizado nesta terça-feira (26), designando o Cartel de Los Soles, com base na Venezuela, como organização terrorista. A Ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou a medida em suas redes sociais, afirmando categoricamente que o Cartel, assim como seu líder, Nicolás Maduro, e seus aliados, são narcoterroristas.

Bullrich ressaltou que o governo argentino não permitirá que o Cartel realize atividades criminosas dentro de suas fronteiras ou em qualquer outro lugar do mundo. “Para este governo, quem faz, paga”, declarou a ministra, reiterando a posição de repressão ao crime organizado.

Essa decisão da Argentina se soma a medidas semelhantes tomadas por outros países da região. Tanto o Equador quanto o Paraguai já classificaram o Cartel de Los Soles como organização terrorista. Essa crescente união contra o cartel demonstra a gravidade da ameaça que ele representa para a segurança e a estabilidade regional.

Em julho, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos também anunciou sanções contra o Cartel, reconhecendo-o como uma entidade terrorista global especialmente designada. O Ofac destacou que o Cartel de Los Soles, sediado na Venezuela, é liderado por Maduro e por outros altos cargos do regime venezuelano.

O Departamento do Tesouro americano afirmou que o cartel fornece apoio material a organizações terroristas estrangeiras, ameaçando a paz e a segurança dos Estados Unidos. Entre esses grupos, o Ofac citou o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa. A postura americana, que ofereceu uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão e condenação de Maduro, reforça a visão de que o ditador venezuelano é uma das figuras mais importantes no tráfico global de drogas e uma ameaça à segurança nacional americana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo