fbpx
CiênciaOpiniãoSaúde

Butantan pede autorização para vacinar crianças

O Instituto Butantan solicitou a inclusão de crianças e adolescentes na bula da vacina contra a covid - 19 .

Nesta sexta-feira(30),a Anvisa recebeu um pedido de inclusão de menores de 18 anos na bula da vacina Coronavac do Instituto Butantan para imunização contra a covid – 19 nesta faixa etária.

A vacina Coronavac está autorizada para uso emergencial desde 17 de janeiro deste ano e a única liberada para a faixa etária de 12 a 17 anos é a da Pfizer. O laboratório da Janssen recebeu autorização para realizar estudos de sua vacina com menores de 18 anos.

O pedido foi baseado num estudo feito na China com crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos, que  segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, demonstrou que a vacina é segura e capaz de induzir resposta imune nessa faixa etária. A pesquisa foi feita com 550 voluntários gerando resposta imunológica em quase 100% dos participantes após a segunda dose, com intervalo de 28 dias. Ainda resta o estudo da fase 3 e os participantes serão acompanhados durante um ano para coleta de mais dados. O estudo não levou em conta a forte resposta imune em crianças ,envolvendo as células T, que combatem e controlam a proliferação do SARS-CoV-2 no organismo. O fator étnico também é limitante, sendo necessário estudos com outros tipos de populações obter uma melhor avaliação, mas só o fato obterem uma resposta imune robusta e segurança da vacina, já é animador para os pesquisadores.

A Anvisa fará análise dos dados do estudo para decidir se concede ou não a autorização.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo