Nessa época do ano é mais comum a ocorrência de casos de conjuntivite (inflamação da conjuntiva que recobre a parte branca do olho), pois o tempo fica mais seco e gelado, as folhas caem, ficamos em ambientes mais fechados, propício para proliferação de bactérias e sensibilidade nos olhos.
Os sintomas costumam incluir coceira, lacrimejamento, olhos vermelhos, secreção (dependendo do tipo de conjuntivite), sensibilidade a luz e inchaço, podendo durar de 1 a 2 semanas.
Especialistas em oftalmologia orientam que nenhum tipo de colírio deve ser usado sem prescrição médica, principalmente se forem corticoides que podem ter como efeito colateral o aumento da pressão ocular e desenvolvimento de catarata.
Para evitar contaminação e transmissão da conjuntivite, os especialistas recomendam lavar sempre as mãos, evitar coçar os olhos, evitar produtos que possam causar alergias, evitar ambientes empoeirados, limpar ar condicionados e aquecedores com frequência e evitar contato com pessoas que estejam com a doença.