fbpx
Educação

Code Academy

Projeto socioeducacional forma desenvolvedores para o Mercado de TI

Code academy: o que é

Uma code academy é uma escola especializada na formação de desenvolvedores, também conhecida como code school (escola de códigos). 

Uma das grandes vantagens de formar talentos em uma code academy é o de priorizar a formação prática simultaneamente à formação teórica, além de afunilar os conteúdos de uma maneira que não ocorre no ensino acadêmico tradicional. 

O conceito de especialização está cada vez mais forte no mundo digitalizado em que vivemos, e é exatamente isso que uma code academy faz: acolhe potenciais talentos e afunila os estudos no sentido do que realmente importa na hora de atuar em uma empresa.

“O perigo real não é que os computadores começarão a pensar como homens, mas que os homens começarão a pensar como computadores”. Sydney J. Harris 

Code academy: ensino tradicional x ensino disruptivo

Eu entendo a importância histórica do ensino tradicional no desenvolvimento socioeconômico das nações e não pretendo menosprezar essa contribuição significativa. No entanto, no contexto atual, especialmente no mercado de Tecnologia da Informação no Brasil (e globalmente), observamos uma demanda premente por profissionais altamente qualificados em tempo ágil.

Além disso, eu acredito firmemente que a abordagem disruptiva no ensino, caracterizada por uma mentalidade inovadora e desvinculada de ideias burocráticas, interventoras e regulamentadoras, é essencial para preencher o vácuo existente. Em um mundo em constante evolução tecnológica, onde a agilidade, a criatividade e a adaptação ágil são cruciais, a educação tradicional pode não ser suficiente para atender às necessidades dinâmicas do mercado de TI.

Dessa forma, promover uma educação mais alinhada com as demandas atuais, incentivando a inovação, a autonomia e a busca por soluções criativas, pode ser a chave para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios do setor de Tecnologia da Informação de maneira eficaz e proativa.

Dito isto, conheça a seguir o projeto Alpha EdTech, Code Academy criada na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (interior paulista), mas que atende a empresas e estudantes do Brasil inteiro.    

Conheça o projeto Alpha EdTech

O projeto Alpha EdTech foi criado dentro do Instituto Alpha Lumen, escola localizada em São José dos Campos-SP pela física e astrônoma Nuricel Villalonga Aguilera, que possui mais de quatro décadas de experiência nas áreas de educação, pesquisa, inovação e tecnologia. 

O IAL nasceu a partir da ONG “Escola Aberta” que já desenvolvia ações voltadas ao aprimoramento da qualidade de ensino em instituições públicas no Estado de São Paulo e um trabalho específico com estudantes talentosos da rede pública de ensino, promovendo ainda a difusão da ciência e tecnologia, cultura e arte. A partir de 2009, a Escola Aberta trouxe a sede para São José dos Campos e iniciou suas atividades com as escolas públicas do Vale do Paraíba.

O projeto Alpha EdTech é uma code academy de formação acelerada, com excelência e sem fins lucrativos, que contrata e remunera talentos como aspirantes a desenvolvedores para que se desenvolvam trabalhando em projetos reais e em conexão direta com empresas e com o mercado de trabalho. Aqui, vemos a diferença em relação ao engessado ensino acadêmico tradicional, que muitas vezes tem imensa dificuldade em se conectar às reais demandas mercadológicas. 

Além disso, o projeto Alpha EdTech, enquanto Code Academy tem foco em pessoas de baixa renda ou em vulnerabilidade para gerar mobilidade social e entregar novos profissionais para a área de tecnologia. 

“Educar a mente sem educar o coração não é educação”. Aristóteles

O projeto Alpha EdTech acredita na necessidade de se investir em dois pilares:

  • Hard Skills: são as habilidades técnicas;
  • Soft Skills: são as habilidades comportamentais.

Dessa maneira, a Code Academy Alpha EdTech forma profissionais integrais, com foco no talento e no ser humano. O projeto Alpha EdTech aposta ao mesmo tempo em talentos de alta performance e na transformação social através da educação e da tecnologia. Em suma, trata-se de uma ONG que gera impacto social, profissional, mercadológico e tecnológico.

Por fim, o projeto Alpha EdTech faz parcerias com empresas que acreditam na formação acelerada em tecnologia como um caminho para o impacto social e transformação da realidade de pessoas talentosas de todo o Brasil. São elas que oferecem mentoria, apoio e oportunidades de trabalho para os aspirantes em processo de formação. 

É isso!

 

Mostrar mais

Davi Samuel Valukas Lopes

Também chamado Nana Kofi Adom I, nome tradicional no idioma Twi, falado pelo povo Akan (atual Gana) | Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes | Comendador das Letras da Ordem do Mérito Histórico-Literário Castro Alves | Comendador de Artes e Ofícios da Comenda Tropeira Paulista | Ow’Isaza (representante) do Reino Bunyoro-Kitara (monarquia subnacional de Uganda) no Brasil | Amamerehene (guardião cultural) de Ashanti Akyem Hwidiem (área tradicional de Gana) | Conselheiro da Croce Reale - Rinnovamento nella Tradizione (Delegação 18 de Julho | Brasil) | Embaixador Real Ancestral da SCOAAKAR no Brasil (em português, Supremo Conselho dos Reis e da Realeza Ancestral Africana), organização sediada na Nigéria | Embaixador da Sociedade Fraternal do Leão Escarlate (México) no Brasil Marquis von Zahringer na Casa Ducal e Principesca de Hohenstaufen | Graf von Valukas Lopes na Casa Ducal e Principesca de Mozer von Württenberg und Zahringer | Barão de Valukas Lopes na Casa Ducal e Principesca de Avis (ramo Cadete) | Barão da Rosa Branca na Casa Ducal e Principesca de Bessières | Grão-Colar da Ordem Real do Leopardo Dourado (Gana) | Cavaleiro Comendador da Ordem de São Thiago da Espada do Congo | Grã-Cruz da Ordem de Santa Catarina do Monte Sinai | Grão-Cordão da Ordem da Coroa de Mangkualaman (Indonésia) | Grã-Cruz da Ordem Real do Tigre e da Águia (Gana) | Membro da Ordem Real do Cachorro de Fogo Dourado (Gana)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo