
A contribuição da ciência e da tecnologia para a preservação e conservação dos oceanos é fundamental em um mundo onde as mudanças climáticas são cada vez mais impactantes. Nesse contexto, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está destacando a importância desse tema na 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que acontece entre os dias 20 e 26 de setembro, busca promover ações sustentáveis e conscientizar sobre a cultura oceânica.
Com o tema “Planeta Água, a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a SNCT oferecerá mais de 140 atividades gratuitas para o público em geral em nove estados do país: Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná e Pernambuco. A programação inclui peças de teatro, oficinas práticas, rodas de conversa com especialistas, jogos, exposições sensoriais e imersivas que buscam inspirar e educar sobre a importância da proteção dos oceanos.
Durante o evento, o público poderá se envolver em atividades que vão desde oficinas de arte até debates sobre a gestão de recursos naturais. Além disso, um pocket-show do cantor Pedro Luís e da banda Monobloco, além da exibição do documentário “Quanto Vale o Azul?” do cineasta Ricardo Gomes, encerrarão o evento em um clima de celebração da cultura oceânica. A programação completa do evento está disponível no site snct.fiocruz.br, que também fornece informações sobre as atividades e ações que integram a celebração dos 125 anos da Fiocruz.