
A aprovação de planos de segurança, saúde e mobilidade para a COP30, a ser realizada em novembro em Belém, foi um passo crucial dado pelo Departamento de Salvaguarda e Segurança da Organização das Nações Unidas. Após uma inspeção de três dias realizada na capital paraense na semana passada, especialistas da ONU avaliaram o conjunto de medidas planejadas pela União, pelo Governo do Estado do Pará e pela Prefeitura de Belém.
Os gestores públicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará demonstraram como funciona a rede de atendimento à saúde, detalhando as unidades que serão utilizadas durante a conferência. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém, responsável pelo Samu, apresentou protocolos específicos para garantir uma resposta rápida e eficiente aos moradores e participantes do evento.
A segurança será garantida por cerca de 10 mil agentes e militares das forças estadual e federal. O plano de mobilidade prevê o transporte dos delegados hospedados no Porto de Outeiro até a Blue Zone, onde ocorrerão as negociações. Para isso, serão disponibilizados mais de 240 ônibus com itinerários exclusivos para o público com destino ao Parque da Cidade, além da frota regular de ônibus de Belém.
No Porto de Outeiro, aproximadamente 100 veículos serão destinados ao transporte dos cerca de cinco mil participantes hospedados nos cruzeiros.
Para controlar o fluxo de veículos, serão instaladas barreiras de fiscalização e exigido credenciamento para carros governamentais e privados nas proximidades da Blue Zone.