Descoberta de Templo Cristão em Listra, Turquia
Em uma descoberta arqueológica de grande magnitude, uma equipe de pesquisadores da Universidade Necmettin Erbakan, na Turquia, trouxe à tona um templo cristão escondido há séculos sob as ruínas da antiga cidade romana de Listra. A estrutura, que estima-se ter sido construída no século V, é considerada uma das mais importantes provas físicas das viagens missionárias do apóstolo São Paulo à região da Anatólia.
A cidade de Listra, situada na atual Turquia, é mencionada oito vezes nas Escrituras Sagradas, e a peregrinação de São Paulo à região é um dos eventos mais importantes do Novo Testamento. A descoberta do templo cristão, com cerca de 30 metros de comprimento, é um testemunho da importância da região da Anatólia para a popularização da fé cristã durante os séculos I, II, III e IV.
O templo, com mosaicos dourados e paredes ricamente ornamentadas, é um exemplo da arte cristã do período. As proporções da estrutura sugerem que era o principal foco de contemplação e oração cristã. O professor İlker Mete Mimiroğlu, responsável pela pesquisa de campo, afirma que a descoberta é um “fato importante” que confirma a tese de que a região da Anatólia foi um dos principais centros de expansão da fé cristã durante o Cristianismo Primitivo.
A relevância de Listra para a comunidade cristã na região da Anatólia é destacada pelo episódio contado no livro de Atos, em que São Paulo e Barnabé são confundidos por moradores locais com os deuses gregos Júpiter e Mercúrio. O mal-entendido aconteceu após os missionários realizarem milagres por toda a Anatólia, incluindo a cura de um cidadão coxo.
A descoberta do templo cristão em Listra também corrobora para a tese de estudiosos de que o local serviu como um dos principais centros de expansão da fé durante o Cristianismo Primitivo. Além disso, a descoberta de artefatos islâmicos dentro das camadas das ruínas da basílica cristã revela uma prova substancial de que a população cristã local não desapareceu após a tomada de Listra pelos seljúcidas.
“Isso mostra que, quando os seljúcidas chegaram, a população cristã local não desapareceu”, afirma o professor Mimiroğlu. “Eles continuaram suas vidas sob o governo seljuk, dentro de uma atmosfera de tolerância”. A descoberta do templo cristão em Listra é um testemunho da importância da região da Anatólia para a história da fé cristã e uma prova da existência de uma comunidade cristã na região durante séculos.



