Elon Musk Celebra Sanções a Alexandre de Moraes

O empresário Elon Musk, conhecido por ser o dono do X, expressou sua satisfação nas redes sociais em relação às sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo governo norte-americano sob a administração de Donald Trump. As sanções, baseadas na Lei Magnitsky, visam indivíduos acusados de violações de direitos humanos e corrupção.
Musk, que teve um embate com Moraes no ano passado, reagiu a um post do então secretário de Estado americano, Marco Rubio, que informava sobre as sanções. Em sua resposta, o magnata utilizou emojis: um de um braço em armadura, simbolizando força, e outro representando fogo, demonstrando seu entusiasmo com a intensificação da pressão contra o ministro.
Na ocasião, o X, plataforma de mídia social de propriedade de Musk, foi bloqueado no Brasil por 38 dias. A decisão de Moraes se deu após a empresa se recusar a nomear um representante legal no país. Musk considerava ilegais as ordens de Moraes para a remoção de perfis e conteúdos da plataforma e resistiu em cumpri-las.
Em posts publicados no X, Musk fez duras críticas a Moraes, qualificando-o de “criminoso declarado da pior espécie” e “ditador do Brasil”. Em outro momento, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era “seu cachorrinho de estimação”. O X foi reativado no Brasil após Musk ceder e nomear um representante legal para a plataforma no país.