fbpx
Saúde

Outubro Rosa: Câncer de Mama e a Alimentação

Outubro é mês escolhido para propagar campanhas de conscientização á prevenção do Câncer de Mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, Desde então muitos países e instituições participam da mobilização. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, e corresponde a 28% dos novos casos de câncer. Em 2018, foram estimados 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência do câncer de mama no mundo. No Brasil, foram previstos 59.700 novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. Saiba por que o câncer de mama é tão comum e como a letalidade pode ser diminuída.

Não existe uma única causa, mas sim uma soma de fatores de risco para o câncer de mama. O primeiro deles é a idade, já que quatro de cinco casos acontecem depois dos 50 anos. Outros são: Sedentarismo, Obesidade e sobrepeso, principalmente depois da menopausa, Consumo de bebidas alcóolicas, Exposição constante a raios X, ainda temos os fatores reprodutores e hormonais, e genéticos.

Câncer de Mama x Alimentação

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres no Brasil, sendo ainda um fator muito preocupante e de imensa necessidade de conscientização populacional.
A alimentação inadequada constitui um fator de risco para câncer, sendo responsável por até 20% dos casos de câncer (em geral) nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Por este motivo o incentivo a uma alimentação e nutrição equilibrada e de qualidade são de grande valia para a conscientização das mulheres. Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, e leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, podem prevenir ainda milhões de novos casos de câncer no mundo.

A pratica de atividade física deve ser uma aliada ao método de prevenção, sendo o combate ao sedentarismo também uma forma de controle de peso corporal em busca de equilíbrio e uma vida mais saudável.

Por isso entendemos que neste momento a Campanha OUTUBRO ROSA e a propagação de uma alimentação saudável e equilibrada se faz necessária para o combate do câncer de mama hoje neste país.

Procure um Nutricionista para acompanhar sua alimentação, viva mais e viva melhor!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo