fbpx
HistóricoLocal

Paraguaçu Paulista comemora seu 98º aniversário

Paraguaçu Paulista é um município situado no estado de São Paulo, Brasil. Sua história teve início em 1873, quando José Teodoro de Sousa fundou o distrito de Conceição de Monte Alegre.

Inicialmente, o povoado era conhecido como Nossa Senhora da Conceição de Boa Vista, posteriormente como Conceição do Campo Alegre, até que adotou seu nome atual. Em 1916, a estação ferroviária construída pela empresa Sorocabana recebeu o nome de Paraguaçu, que posteriormente foi adotado como nome da cidade. Esse nome é uma homenagem à famosa mulher indígena Paraguaçu, que viveu na Bahia com Diogo Álvares, também conhecido como Caramuru.

A cidade foi oficialmente reconhecida como município em 12 de março de 1925 e tornou-se sede de um distrito judicial em 13 de dezembro de 1927. A área do município abrange 1.001,9 km² e sua população é estimada em mais de 45.000 habitantes.

Em 1997, Paraguaçu Paulista foi transformada em estância turística, sendo o turismo um dos pontos fortes da cidade. O Jardim das Cerejeiras, construído na década de 50 pela colônia japonesa, é um cantinho da natureza dentro da cidade e um espetáculo à parte no mês de julho, quando as árvores florescem.

Outro atrativo é o tear Dona Pureza, em Conceição de Monte Alegre, onde as mulheres transformam barbantes coloridos em peças de tear, muito procuradas por turistas que querem levar uma recordação da região. A culinária regional é outro destaque, com o peixe pintado sendo um prato passado de geração em geração e muito apreciado pelos turistas.

Paraguaçu Paulista também é conhecida pela produção de cana-de-açúcar, que gera renda e emprego a muitos moradores. Uma das principais usinas do setor está instalada na região industrial há mais de 40 anos e processa mais de 3 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano, transformando a matéria-prima em etanol, energia elétrica e açúcar, sendo este último exportado para atender a demanda dos países asiáticos.

Além disso, a cidade é berço de uma das maiores duplas sertanejas do Brasil: Mary e Marilene, as irmãs Galvão. A música da dupla vive na ponta da língua da população e, em 2013, as irmãs foram homenageadas com um memorial construído no Distrito de Sapezal, destino de turistas que querem ver de perto o legado deixado pela dupla que ficou o maior tempo de atividade no país, foram 74 anos de carreira.

Mostrar mais

Samuel Nascimento

Natural de Paraguaçu Paulista, terra de Erasmo Dias, Liana Duval e Nho Pai. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e cursando Engenharia da Computação; Empreendedor na área de Marketing Digital; Ciclista; Músico Violinista; Organizador do Festival de Música de Paraguaçu Paulista e Spalla da Orquestra Jovem de Paraguaçu Paulista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo