Polícia Civil apreende simulacro de arma de fogo e eletrônicos em operação “Escola Segura”
Operação tem como objetivo combater boatos sobre ameaças e ataques em escolas
A Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Panorama, realizou nesta quinta-feira (13) a operação “Escola Segura”, com o objetivo de combater boatos sobre ameaças e ataques em escolas e realizar o policiamento repressivo especializado. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar em endereços localizados nos municípios de Panorama e Dracena.
A ação policial foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Panorama, com o apoio operacional de integrantes do Grupo de Operações Especiais – GOE. Os policiais civis estiveram em duas residências, uma na região central da cidade de Panorama e outra no bairro Marrecas.
No bairro Marrecas, os agentes apreenderam um simulacro de arma de fogo, tipo pistola, que aparentava ser o mesmo objeto postado na internet por um adolescente suspeito de propagar imagens de uma suposta arma de fogo, com o provável intuito de programar boatos sobre ameaças e ataques contra as escolas.
O adolescente e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia de Panorama, onde o adolescente foi ouvido e liberado ao responsável. O procedimento será encaminhado à Promotoria e ao Juizado da Infância e Juventude.
Além disso, a operação também foi realizada em Dracena, onde foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência de adolescentes, com o acompanhamento de seus responsáveis. Foram apreendidos celulares e um computador, e as adolescentes foram ouvidas na sede das Unidades Especializadas DIG/DISE em Dracena e em seguida liberadas a seus responsáveis.
A Polícia Civil está em constante contato com profissionais do ensino, acompanhando todos os casos e adotando as medidas adequadas para a neutralização de ameaças. Durante esta semana, a Unidade de Inteligência Policial do Deinter 8 de Presidente Prudente requisitou a retirada do ar de dois vídeos que circulavam em redes sociais contendo notícias falsas, assim como promoveu a produção de provas e evidências destinada à devida responsabilização penal.
Com a realização da operação “Escola Segura”, a Polícia Civil de Panorama reafirma seu compromisso com a proteção da comunidade escolar e o combate à propagação de informações falsas que possam gerar pânico e insegurança. Além disso, essas ações também são importantes para evitar a entrada de armas e outros objetos ilícitos nas escolas, o que pode colocar em risco a vida de alunos e funcionários.