Mundo

EUA Ameaçam Emergência Comercial e Tarifas de 50% em Produtos Brasileiros

A administração do presidente norte-americano Donald Trump está considerando declarar emergência como justificativa para impor tarifas sobre produtos brasileiros. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, que cita fontes anônimas com conhecimento do assunto.

Ainda não há uma decisão final sobre a medida, que visa permitir a imposição de uma taxa de 50% sobre importações brasileiras. A justificativa para essa medida, segundo a agência, reside no superávit comercial dos Estados Unidos com o Brasil.

Representantes do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos teriam informado sobre a possibilidade dessa declaração de emergência em reuniões com funcionários do Congresso americano na semana passada.

Vale lembrar que, em 2 de abril, o chamado “Dia da Libertação”, Trump impôs tarifas sobre produtos de 184 países e territórios, incluindo a União Europeia, baseando-se em uma declaração de emergência nacional. Essa decisão foi questionada em tribunais.

Desde então, a administração Trump vem buscando acordos com diversos países para reduzir as tarifas impostas. Nesta semana, foram anunciados acordos com Japão, Filipinas e Indonésia.

Em carta enviada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de julho, Trump anunciou sua intenção de impor uma sobretaxa de 50% nas importações brasileiras a partir de 1º de agosto. Trump alegou que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo perseguido judicialmente no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), motivado por supostas tentativas de golpe de Estado após a eleição de 2022.

Além disso, Trump afirmou que decisões “secretas e ilegais” do ministro do STF Alexandre de Moraes, relativas a empresas de tecnologia americanas, representam ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos. Ele também acusou o Brasil de adotar práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.

Dias depois, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos anunciou o início de uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo