
O Ministério da Saúde conseguiu antecipar mais de 3 milhões de doses da vacina da Janssen, fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson. Os imunizantes chegarão na terça-feira (15) no país e a previsão é que comecem a ser distribuídos aos estados em 48 horas, ou seja, a partir de quinta-feira (17).
O prazo de validade da vacina aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de três meses. A agência reguladora brasileira analisa a possibilidade de ampliar para quatro meses e meio. A decisão de estender a validade foi aprovada pelo FDA na última quinta-feira (10).
Segundo o ministro, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e têm validade até o dia 27 de junho, que poderá ser estendido até o dia 8 de agosto caso seja prorrogado pela Anvisa. A intenção é fazer um “mutirão de vacinação” para esgotar as doses em até 5 dias e evitar a perda das vacinas.
A Janssen é uma farmacêutica subsidiária da empresa Johnson & Johnson sediada em Beerse, na Bélgica. O imunizante é aplicado em dose única. Registrou uma eficácia global de 66%, com eficácia comprovada de 76,7% após 14 dias e 85,4% depois de 28 dias para casos graves.
Com informações do Ministério da Saúde.
Paraguaçu receberá benefício do Ministério da Saúde para ações de alimentação e nutrição