Donos de restaurantes processam estados e municípios por lockdown
O próximo passo será questionar impostos cobrados durante o isolamento.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(Abrasel),entrou na justiça com ações civis públicas em 26 estados e 275 municípios em quem tem associados, reivindicando as reparações dos prejuízos causados pelo lockdown imposto por prefeitos e governadores .O próximo passo será questionar sobre os impostos cobrados durante o fechamento.
Um levantamento feito em maio pela associação, mostra que cerca de 40% dos restaurantes especializados em comida por quilo fecharam no país ,onde haviam 200 mil estabelecimentos desse tipo e hoje tem 120 mil.
Na cidade de São Paulo,12 mil bares e restaurantes fecharam suas portas desde o início da pandemia, segundo informações da Abrasel .Antes das regras de restrições impostas através de decretos, o setor contabilizava 1,8 milhão de empregados ,agora 400 mil pessoas perderam seus postos de trabalho.
É muito fácil decretar o fechamento do comércio por tanto tempo, quando se tem o salário garantido, enquanto o autônomo fica desempregado ou com um enorme prejuízo financeiro .Quem perde o direito a liberdade, perde a vida!
Com informações da Revista Oeste.