Trump anuncia tarifas sobre semicondutores, medicamentos e produtos suíços. Índia em risco por compra de petróleo russo

Em entrevista ao canal CNBC, o presidente Donald Trump afirmou que o governo planeja anunciar tarifas específicas sobre semicondutores e chips na próxima semana. O objetivo, segundo ele, é incentivar a fabricação desses componentes de alta tecnologia nos Estados Unidos, citando como exemplo o investimento da empresa taiwanesa TSMC no Arizona, realizado durante o mandato do presidente Joe Biden.
Trump também mencionou a possibilidade de aumentar as tarifas sobre produtos farmacêuticos, inicialmente com um aumento pequeno, que se intensificaria ao longo do tempo. Segundo o presidente, as tarifas sobre medicamentos poderiam chegar a 150% em um ano, ou no máximo em um ano e meio, e posteriormente subir para 250%, o maior aumento setorial anunciado pelo presidente até agora.
O ex-presidente americano também voltou a defender a aplicação de novas tarifas em países como a Suíça, argumentando que esses países possuem um alto déficit comercial com os Estados Unidos. Trump afirmou que, caso não haja acordo nesta semana, as tarifas sobre produtos suíços poderiam aumentar em 39%.
Além disso, Trump sugeriu que, nas próximas 24 horas, poderia anunciar novas tarifas sobre a Índia devido à compra de petróleo russo. Ele argumentou que essa compra ajuda a financiar a máquina de guerra russa e que o governo americano já havia concordado em aumentar as barreiras comerciais ao país em 25%.